quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gichin Funakoshi “pai do karatê”

Gichin Funakoshi “pai do karatê” , disse certa vez que o objetivo maior do karatë não é nem a vitória nem a defesa, mas o aperfeiçoamento do caráter dos seus participantes".

Em apoio a essa postura de vida e como orientação aos futuros praticantes, ele cunhou seus lendários vinte princípios.
O método do mestre Funakoshi enfatiza as razões espirituais e a agilidade mental acima da força bruta e da técnica. Os praticantes não devem confiar na técnica apenas - socos, chutes e bloqueios - mas, sim, fomentar também os aspectos espirituais da prática. Conheça a si mesmo e o resto se seguirá naturalmente foi a mensagem que ele deixou para a posteridade há mais de sessenta anos.

Gichin Funakoshi (1868-1957) é um dos grandes mestres do karatê. Nascido em Okinawa, o local de nascimento do karatê, começou a treinar nas artes marciais secretas ainda quando criança. Em 1922, a convite do governo japonês, fez uma demonstração no continente japonês da ainda secreta arte de defesa pessoal de Okinawa, o que levou à introdução do karatê no restante do Japão e, posteriormente, em todo o mundo. Funakoshi dedicou a vida a esse esporte tradicional e escreveu diversas obras clássicas sobre o assunto, incluindo Karatê-do Nyu-mon, assim como uma autobiografia intitulada Karatê-do: O Meu Modo de Vida, publicadas pela Editora Cultrix.
 
Genwa Nakasone (1895-1978), apesar das restrições impostas pelo exercício do magistério e da política, organizou e publicou diversos livros sobre o karatê e as artes marciais, entre eles Karate-do Taikan, um compêndio original e pioneiro de textos e documentos sobre o karatê. Nascido em Okinawa, foi um dos primeiros a apoiar Funakoshi, achando-se numa situação ideal para compilar corretamente os manuscritos dos vinte princípios do mestre.
 
John Teramoto nasceu em Los Angeles, Califórnia, e começou a treinar karatê aos treze anos de idade sob a supervisão de Tsutomu Oshima, tendo alcançado o posto de godan em 1990. Desde 1998, ocupa o cargo de presidente do Shotokan Karatê do Black Belt Council dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário